quarta-feira, 13 de novembro de 2013

"E os estudos? O que tu faz aí?"

Todo mundo chega e me pergunta: "E aí, e os estudos? O que tu faz aí? Quais são as tuas cadeiras?".
Então... foi difícil pra caramba decidir o que eu ia pagar esse semestre. Tem uma série de cadeiras em inglês voltadas só pra intercambistas, mas a maioria é na área de administração ou turismo. Como meu objetivo aqui é aprender alemão e essas cadeiras não têm nada a ver com o meu curso, resolvi me jogar no terceiro período de jornalismo da HS-Bremen, assim, com meu Deutsch meio kaput, no B1.1 mesmo.

Assisti uma aula de Medienpolitik/Medienökonome (Mídia política/ Mídia econômica - traduzindo ao pé da letra), mas desisti logo, mesmo com o professor dizendo que eu podia apresentar o seminário em inglês. Optei por cadeiras mais práticas: fotojornalismo (que, claro, eu já tenho alguma prática) e a cadeira de televisão (que eu tenho fé que vou conseguir dispensar na UFPE quando voltar). Só.

Parece pouco, mas a cadeira de TV vale por duas: começa às 9h e termina às 17h - e, de fato, tecnicamente, ela tem dois nomes. E a cadeira de foto, às vezes, tem aula no sábado. Além disso, tenho aula de alemão duas vezes por semana, de noite. Eu ainda pedi a professora pra ficar de ouvinte na aula do nível avançado - portanto tenho aula de alemão das 18h às 21h30 - o que equivale a mais duas cadeiras.

Todas, todas as aulas são em alemão. Mais do que isso eu não aguentaria. Quinta-feira, dia de TV, por exemplo - que é o dia inteiro de aula - fico exausta. Só quem já fez intercâmbio sabe a angústia de passar o dia inteiro ouvindo uma língua que você não entende direito. Eu tenho que me concentrar muito pra tentar pegar o espírito da coisa, saber pelo menos do que o professor tá falando. Às vezes tenho medo de ficar doida. De tanto ouvir alemão, às vezes, a língua começa a me irritar. Me irrita porque eu não entendo. Me irrita porque os alemães se entendem (eu sou a única intercambista na sala, bjs). Me irrita porque me sinto retardada. E essa angústia de não entender me estressa e me deixa deprimida. Não, eu não aguentaria mais aulas do que isso.

A vantagem é que eu tenho as segundas e as sextas livres pra poder viajar quando sobra um dinheirinho, haha.

Os professores também tentam ajudar. A professora de fotografia sempre me explica tudo depois em inglês (mesmo eu tendo entendido boa parte do que ela disse) e um dos professores de TV é casado com uma brasileira e fala português - o que facilita muito a minha vida porque se eu não entendo, ele também me explica em particular.

Sobre provas: bom, eu não tenho provas. Assim como a maioria das minhas cadeiras lá na UFPE, aqui nossas avaliações também são feitas através de trabalhos. Pra cadeira de foto eu preciso fazer uma fotorreportagem e pra cadeira de TV uma reportagem de meia hora.

Sobre a estrutura: como eu já comentei antes aqui no blog - a estrutura da universidade é incrível. Nem dá pra imaginar que é uma universidade pública. Ela dá de dez a zero na Unicap (que tem uma mensalidade caríssima), por exemplo. As minhas aulas são todas nos laboratórios com equipamentos novos e de primeira. A aula de TV tem poucos alunos (uns 20 no máximo) e a aula de foto tem menos ainda (uns 10).

Hoje foi a primeira análise da minha fotorreportagem. Como eu sou meio perdida por aqui, fiz sobre uma festa popular chamada Freimarkt que acontece todo mês de outubro em Bremen. Eu já ia fotografar de qualquer jeito, então juntei as duas coisas. A professora, junto com os alunos, dissecou as minhas fotos e escolheu as 10 melhores pra compor a reportagem. Eis o resultado:

http://www.flickr.com/photos/ursulaneumann_/sets/72157637427489253/
Ps.: Enquanto eu tomava um cappuccino de 1 euro (porque não tem nada melhor quando está fazendo 1º C), um velhinho sentou do meu lado e exclamou (em alemão, claro): "Nossa, como você escreve rápido!". Hahaha. Depois, as usual, tive que explicar pra ele que no Brasil se falava português, e não espanhol.

Ps 2.: Depois disso peguei um ônibus errado, me perdi e cheguei atrasada na aula de alemão. Ainda não entendo como eu consigo isso depois de quase dois meses indo pro mesmo lugar duas vezes por semana (as outras aulas são no outro campus).



Nenhum comentário:

Postar um comentário